Por se tratar de um programa de
integração social, o objetivo vai além da modalidade em questão, é necessário
que se ouça o aluno. O objetivo do esporte é passar aos educandos os
conhecimentos teóricos e técnicos do esporte, trabalhar coordenação motora,
velocidade, resistência, dentre outros. E o mais importante trabalhar a
educação, disciplina e o respeito ao próximo através do esporte.
- Oficina de Complemento Escolar
Durante as
atividades de complemento, é possível desenvolver um conjunto de atividades
bastante amplo, atividades que interessem os alunos pelo novo, mas que faça
parte do seu dia-a-dia, dando assim um sentido ao que aprender. São muitas as maneiras de deixar uma
aprendizagem mais criativa: jogos, músicas, livros, passeios, histórias,
brincadeiras, etc. Trabalhar com o educando as atividades propostas nas
escolas, de forma lúdica.
O teatro como forma de expressão é
fundamental não somente para inserir os indivíduos no mundo das linguagens
artísticas, como para todo e qualquer desenvolvimento cognitivo. É notável como
o uso de metodologias de diferentes disciplinas aliadas à arte pode trazer um
importante papel na formação da personalidade e da cultura de crianças e adolescentes,
fomentando a expressão de ideias e anseios. Desenvolver nos alunos um novo olhar
sobre o próprio corpo que os possibilite compreender e superar seus limites.
Estimular o reconhecer e se desprender de movimentos cotidianos. Ampliar a
percepção sobre eles mesmos e sobre o mundo externo.O teatro trabalha o ser humano.
Estimulando o corpo e a mente. Explorando a socialização, criatividade, coordenação.
- Oficina de Natação
Trabalhar os limites e as
possibilidades nos aspectos de segurança dentro e fora da piscina; A
organização do trabalho em grupo (um ajudando o outro), como respeitar as
diferenças de aprendizado que cada um possui e consegue se desenvolver; A
interjeição construída dentro da aula como fator de motivação para facilitação
e melhor aproveitamento do que foi ensinado.
- Oficina de música (Violão/ Canto/ Coral)
A música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em festas e celebrações das mais diversas. O Programa AABB Comunidade tem incluído essa arte no cotidiano dos nossos trabalhos com o objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa arte da vida dos educandos.
Coral AABB – O Coro infantil trabalha a sensibilidade - afetiva e musical - a capacidade de concentração. Desenvolve o raciocínio lógico e a memória. Trabalhar com a música, principalmente em grupos, faz com que as crianças sejam induzidas à ordem, disciplina, organização e ao respeito pelo próximo. A vivência musical torna-se algo divertido e agradável para as crianças, as quais aprendem a se comunicar melhor através de diferentes habilidades, estimulando a coordenação motora e a criatividade, abrindo portas para novas informações.
- Oficina de música (Violão/ Canto/ Coral)
A música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em festas e celebrações das mais diversas. O Programa AABB Comunidade tem incluído essa arte no cotidiano dos nossos trabalhos com o objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa arte da vida dos educandos.
Coral AABB – O Coro infantil trabalha a sensibilidade - afetiva e musical - a capacidade de concentração. Desenvolve o raciocínio lógico e a memória. Trabalhar com a música, principalmente em grupos, faz com que as crianças sejam induzidas à ordem, disciplina, organização e ao respeito pelo próximo. A vivência musical torna-se algo divertido e agradável para as crianças, as quais aprendem a se comunicar melhor através de diferentes habilidades, estimulando a coordenação motora e a criatividade, abrindo portas para novas informações.
- Oficina de Grafite
O objetivo é valorizar o grafite como uma referência cultural. Debater sobre as manifestações artísticas em espaços não-convencionais. Experimentar o caráter transgressor da arte.
Conhecer e debater sobre as relações entre a arte e a política.
- Oficina de Dança
O objetivo é trabalhar com a linguagem corporal utilizando diferentes atividades com o corpo, relacionadas também com jogos e brincadeiras. Desenvolver nas crianças a criatividade e a percepção corporal. A dança vai além do ritmo, é um buscar da compreensão relacionando-se com a melodia transmitida com as vozes, com os instrumentos, com as variações de intensidade, conseguindo transmitir por meios de movimentos dançantes todo sentimento que a música pode provocar.